Informações:

A curva glicêmica de duas horas, ou teste oral de tolerância à glicose, é considerada o padrão-ouro para diagnosticar o diabetes mellitus. Para essa finalidade, preconiza-se a administração de 75 g de glicose por via oral (ou 1,75 g/kg de peso em crianças) e as dosagens de glicose sérica em jejum e após 120 minutos da sobrecarga. Tanto um valor de glicemia entre 100 e 125 mg/dL, encontrado em jejum, quanto níveis entre 140 e 200 mg/dL, duas horas após a sobrecarga, evidenciam intolerância à glicose (pré-diabetes). Já uma glicemia superior ou igual a 200 mg/dL aos 120 minutos confirma o diagnóstico de diabetes mellitus.

A curva glicêmica também pode ser solicitada para a detecção de hipoglicemia após ingestão alimentar. Essa queda nas taxas de glicose pode ocorrer de 3 a 4 horas depois da alimentação, particularmente em pessoas que comem muito rapidamente e preferem refeições ricas em carboidratos.

Curva Glicêmica: Administração de 75 gramas de glicose (ou 1,75 g/kg de peso em crianças) por via oral. Dosagens de glicose sérica em jejum e 60,120 e 180 minutos após a sobrecarga.

Teste de tolerância à Glicose (TTGO): Administração de 75 gramas de glicose (ou 1,75 g/kg de peso em crianças) por via oral. Dosagens de glicose sérica em jejum e 120 minutos após a sobrecarga.